Estou a acabar o ensino secundário. E agora?
Preparámos uma página totalmente dedicada para ti! Vamos explicar-te o que é a Engenharia Física, porque deves escolher a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e muito mais!
O que é a Engenharia Física?
A Engenharia Física é um curso que se distingue face às restantes engenharias pela possibilidade de dotar os alunos de uma capacidade de aprendizagem muito elevada com uma grande diversidade de temas abordados. Um Engenheiro Físico adquire bases sólidas em Engenharia e um forte conhecimento em Física moderna. Com recurso ao seu pensamento único, um Engenheiro Físico fica assim apto para encontrar soluções criativas para todo o tipo de problemas, tanto no meio empresarial como de investigação.
Porque devo escolher a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA?
- Ao escolheres a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA estás a optar por uma faculdade recente, com boas infraestruturas e bons equipamentos, o que é uma ferramenta essencial à formação de qualquer estudante, especialmente para um curso com uma elevada componente prática como a Engenharia Física;
- Para além disso, a FCT NOVA oferece uma formação inovadora com formações complementares onde é possível adquirir tanto Soft como Hard Skills que se revelam uma mais-valia para o mundo empresarial ou de investigação;
- Existe também a possibilidade de integrar núcleos pedagógicos ou recreativos bem como equipas desportivas da NOVA.
- Somos ainda um dos maiores Campus da Europa que proporcionará momentos inesquecíveis que prometem marcar o teu percurso académico!
Engenharia Física na NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA
Consulta aqui a todas as informações sobre a Licenciatura em Engenharia Física na NOVA School of Science and Technology!
O que dizem alguns dos Professores do Departamento de Física?
Professor de Física Atómica
Física Atómica
A Física Atómica, não obstante ter sido a primeira aplicação da Mecânica Quântica, continua a ser uma disciplina incontornável em muitas áreas de investigação científica e tecnológica, nomeadamente na física fundamental (determinação de constantes físicas fundamentais, como o raio do núcleo dos isótopos do hélio e teste da eletrodinâmica quântica), na astrofísica (fornecimento de dados essenciais aos modelos de evolução das estrelas e galáxias), na física dos plasmas (diagnóstico dos estados de carga e temperatura dos plasmas), e nas aplicações tecnológicas (determinação da concentração de elementos em amostras biológicas, forenses ou de artefactos culturais). No Departamento de Física da FCT-NOVA é desenvolvido trabalho de investigação científica, teórica e experimental, em todos os exemplos acima mencionado.
Professor de Física Molecular
Física Molecular
A Física Molecular (FM) é essencial para a compreensão da estrutura da matéria nas suas mais diversas fases (gasosa, líquida, sólida e plasma) e estágios de agregação. Está na base do conhecimento dos diferentes fenómenos à escala atómica e molecular e apresenta-se como uma disciplina fundamental na formação do conhecimento técnico e científico de qualquer estudante universitário para a sua actividade profissional. A FM é fundamental para a percepção dos diversos processos da interacção da radiação e partículas com a matéria em diferentes áreas da ciência e da tecnologia como a astronomia e astrofísica, micro e nanotecnologias, efeito da radiação em moléculas biológicas, indústria de materiais semicondutores, física da atmosfera terrestre e de atmosferas gasosas de planetas, meio interestelar entre muitas outras.
Professor de Tecnologia de Vácuo
Tecnologia de Vácuo
Gerar e medir pressões 12 ordens de grandeza abaixo da pressão atmosférica é um desafio que tem de ser conseguido para que os aceleradores de partículas funcionem devidamente.Para este fim as bombas, os medidores, os materiais, as técnicas de vedação têm de ser cuidadosamente escolhidos. Mas a tecnologia do vácuo tem aplicações muito para além dos aceleradores de partículas. Liofilizadores na indústria farmacêutica, deposição de filmes finos em lentes ou em ferramentas, microscópios eletrónicos, geradores de radiação-X ou gama, ou mais recentemente a descontaminação de rolhas de cortiça, são apenas alguns outros exemplos dos muitos processos que necessitam de engenheiros com a capacidade de fazerem projeto nesta área.
Professor de Criogenia
Criogenia
Olha! Olha! Ao arrefecer este fio, a sua resistência elétrica tornou-se nula! Este fenómeno (a “supercondutividade”) é um dos fenómenos espetaculares que aparecem no mundo estranho das baixas temperaturas (10-6-100 K). Estes fenómenos interessam muito aos Físicos por permitirem perceber melhor como “funciona a matéria”, mas também aos engenheiros: este mundo das baixas temperaturas abre a porta a aplicações tecnológicas espetaculares e inimagináveis há algumas décadas a trás.
A Criogenia – ou “Engenharia das Baixas Temperaturas”- estuda como obter e utilizar temperaturas tão baixas. Para isto, é preciso misturar um pouco de Termodinâmica com Mecânica Quântica, uma pitada de Mecânica e de Física dos Estado Sólido, sem esquecer a Instrumentação e a Hidrodinâmica: que venham os engenheiros físicos! Os motores de foguetões, os satélites de observação da terra e do universo, o CERN, a Física fundamental, os computadores quânticos, a crio-eletrónica e a crio-eletrotecnia precisam deles!!
Professor de Física Nuclear
e das Radiações
Física Nuclear e das Radiações
A Física Nuclear é uma disciplina do 3º ano das Licenciaturas em Eng. Física e em Eng. Biomédica e é lecionada em aulas teóricas e aulas laboratoriais. Nas primeiras, ensina-se a força nuclear e as propriedades do núcleo atómico, bem como os modelos nucleares, os decaimentos alfa, beta e gama e, por fim, as reações nucleares. No laboratório, a aprendizagem foca-se no manuseio da eletrónica nuclear. As aplicações da Física Nuclear são inúmeras; vão do estudo da evolução estelar e do próprio universo à produção de energia limpa com reatores de fusão nuclear.
Professor de Ótica e Fotónica
Ótica e Fotónica
A ótica, a ciência da génese e propagação da luz, é uma das disciplinas mais ricas da Física, em grande parte devido à natureza ondulatória e quântica da luz. A invenção do laser e o desenvolvimento da tecnologia de fabricação da fibra óptica projetaram as aplicações tecnológicas da luz em larga escala, nomeadamente nas áreas das telecomunicações, já que possibilitam elevada rapidez de processamento de sinal sem interferência eletromagnética. Surge assim a necessidade de se desenvolverem novos dispositivos, tais como comutadores, amplificadores e moduladores, limitadores, filtros, memórias ópticas e sensores, capazes de processar sinais ópticos, abrindo-se o campo da Fotónica. As vantagens principais da aplicação duma óptica integrada para comunicação e processamento de informação, a computação óptica, são a extensão dos princípios já existentes para a eletrónica convencional, com a possibilidade de comutação ultra-rápida de dispositivos ópticos, de forma poder-se optimizar a capacidade de uma fibra óptica de transmitir informação a taxas da ordem da centena de Gbit/s.
Professor de Nanofísica
Nanofísica
Um estudante de Engenharia Física em fase final do curso, ao apresentar uma boa formação em matérias essenciais de engenharia e de física (propedêuticas e outras mais avançadas) necessita de Nanofísica para estar apto a trabalhar nas nanotecnologias aplicadas aos desafios que de uma forma geral todas as outras engenharias atualmente enfrentam: optimização de processos físicos e de recursos materiais, precisão e controlo, eficiência energética, saúde, sustentabilidade e combate às alterações climáticas. Pretende-se para isso, conseguir observar e controlar as estruturas estáveis mais pequenas possíveis. Assim, entre as escalas do átomo e a dos nano-objetos, existe todo um corpo de conhecimentos de física fundamental e aplicada muito recente, que faz uso dos desenvolvimentos da engenharia obtidos na segunda metade do século XX.
Queres saber mais sobre o curso de Engenharia Física da NOVA School of Science and Technology?
O NEFCT tem o projeto ideal a pensar em ti! Para que possamos mostrar esclarecer todas as tuas dúvidas e dos teus colegas, fala com o teu Professor de Física e preenche este formulário.
O Projeto Embaixadores da Física consiste numa apresentação da licenciatura em Engenharia Física, onde poderás ter uma melhor visão de que matérias são lecionadas, quais as oportunidades no mercado de trabalho e ainda terás oportunidade de estar em contacto com projetos realizados por estudantes ao longo do curso.
Preparámos para ti três atividades possíveis de fazeres em tua casa ou nas aulas.
Motor Elétrico e Eletroíman
Neste vídeo realizam-se duas experiências que, através de simples materiais, ilustram os princípios básicos do eletromagnetismo que regem a nossa indústria. Tens curiosidade?
Velocidade do Som através do Sonar
Gostas de Física e queres realizar experiências, mas não sabes como começar? Este vídeo pode te ajudar nesse respeito, pois vamos, de uma forma muito simples, calcular a velocidade do som no ar.
Cloud Chamber
É possível observar experimentalmente a existência de partículas, como muões, eletrões e positrões, na tua própria casa! Ve já o vídeo que preparámos para ti e descobre como o podes fazer!